X QUARTA EM MOVIE – TECENDO E TRANÇANDO ARTE

Ação!

MANIFESTO CRESPO – TECENDO E TRANÇANDO ARTE

É com muito orgulho que exibimos mais um filme independente no Gambalaia. Tecendo e Trançando Arte do Manifesto Crespo:

O Manifesto
O Coletivo Manifesto Crespo, nasceu a partir de discussões sobre as diversas questões do universo da cultura afrobrasileira, suas produções artísticas e estéticas, buscando reconhecer seu valor e fortalecer a memória e a autoestima de homens e mulheres negros, numa luta pelo resgate das nossas origens – uma vez que nosso país conta com a maior população originária da diáspora africana.
O Manifesto Crespo quer promover o universo da estética negra brasileira, e também o intercâmbio com outros países da África e diáspora negra, principalmente ao que se refere à moda e produções artísticas do cabelo crespo, levando em consideração a relevante importância dessas criações, que trazem expressiva contribuição para o resgate da africanidade de um povo, mantendo vivo o modo africano de cuidar e se relacionar com o cabelo. O coletivo tem como foco central a discussão sobre como o cabelo crespo pode e deve ser encarado de uma forma criativa, fazendo com que se desmistifique a idéia de que existe cabelo ruim. O negro com seu cabelo e sua cultura são fonte de infinitas criatividades e de beleza!

Assim, 8 minutos de filme, renderam 2 boas horas de diálogo, aonde conversamos sobre a valorização de si, a descoberta e a violência para com o nosso corpo e os cuidados que devemos ter com a cabeça.

Foi enriquecedor a parte em que dialogamos sobre a valorização da raíz, não só a raíz do cabelo como a raíz do ser em assumir como realmente veio ao Mundo sem moldes estéticos definidos pela Indústria e pela TV.

Clique aqui para ver as fotos!

Até o próximo Quarta em Movie

Por Sergio Narciso, careca!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: